Transformar a vida das pessoas e o futuro do Recife

14/06/2021

O Fundo Global para o Meio Ambiente criado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento em 1992 (ECO-92), com o objetivo de apoiar projetos de enfrentamento aos principais desafios ambientais, é o financiador do Projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis. No Brasil, o CITinova é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e desenvolvido por parceiros co-executores. Em Recife, o projeto é executado pela Agencia Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital, com o objetivo principal de desenvolver e incentivar soluções tecnológicas inovadoras na área de planejamento urbano integrado. Dessa forma, a ARIES apoia a administração pública na promoção de cidades sustentáveis e favorece a integração e o acesso da sociedade na participação e monitoramento da gestão do Recife.


Alinhado com o Plano Recife 500 Anos, o projeto busca, em entregas como a urbanização dos dois trechos do Capibaribe, às margens do rio, traduzir o sentimento, de acordo com as Diretrizes do Parque Capibaribe, dos cidadãos sobre a cidade em visões em torno das quais todos possam se engajar e contribuir a partir do processo participativo.
Os projetos-piloto desenvolvidos pelo CITinova têm capacidade de transformar a realidade local, além de inspirar a população levando-a a refletir sobre sua cidade, bem como reforçar os laços dos moradores com seus bairros, como vêm ocorrendo no bairro do Parnamirim, na Zona Norte, e no bairro da Iputinga, Zona Oeste da capital pernambucana. Locais de intervenção do projeto, tanto a Vila Vintém como o Caiara serão contemplados com a urbanização e as estações do barco solar, que também será entregue pela ARIES.
Tudo está sendo pensado em conjunto com a população, com coleta de informações sobre o imaginário dos moradores, bem como seus desejos para as áreas, resgatando o conceito positivo do rio para ambas as regiões. O Capibaribe deixará de ser fundo e se tornará frente, o protagonista, parte viva de ambos os bairros.
O Projeto tem atuações e entregas relativas a duas frentes de ação: Investimento no território – referente aos projetos-piloto – e Planejamento Urbano Integrado – referente à produção de conhecimento e ferramentas para gestão de políticas urbanas, ambientais e participação social. Atuar dentro de uma estratégia de cidade, como propõe o Plano Recife 500 Anos, é manter um norte em torno de um ideal coletivo. Nosso olhar para cidade tem o poder de transformar a vida das pessoas. Afinal, o futuro do Recife é construído diariamente e o Citinova tem um papel fundamental nesta edificação em transformar a vida das pessoas e o futuro da cidade.

Camila Lopes

Gestora do Projeto CITinova pela ARIES

*Os artigos publicados não refletem, necessariamente, a opinião da organização.