Hamburguer

Quem é a ARIES

A Agência Recife para Inovação e Estratégia – ARIES é uma organização dedicada aos estudos sobre o futuro das cidades e a facilitadora do processo de planejamento de longo prazo do Recife. É uma organização social de inovação e estratégia sem fins lucrativos, construída como uma iniciativa conjunta entre o setor privado, a sociedade civil organizada e o município do Recife.

  • Transdiciplinaridade

    A ARIES tem em seu conceito fundador a necessidade da transdisciplinaridade para o desenvolvimento da cidade.  Trabalhar a abordagem da transdisciplinaridade é reconhecer que não existem fronteiras entre as áreas que compõem a cidade, estando todos os aspectos relacionados e complementares e que, consequentemente, geram impactos uns nos outros.

  • Colaboração e articulação

    A ARIES coopera e articula com o poder público, iniciativa privada e demais representações da sociedade civil, concentrando sua atuação no planejamento e desenho de estratégia de futuro de longo prazo da cidade do Recife, no desenvolvimento e influenciação de políticas públicas orientadas à concretização do que foi planejando para o futuro da cidade.

  • Prototipação de futuro

    Prototipar o futuro tem por objetivo dar materialidade e demonstrar a viabilidade de novos caminhos pro Recife. A criação desses espaços de antecipação de futuro e prototipagem de soluções inovadoras para a cidade, em parceria com os diversos agentes públicos e privados, é comprometida com o longo prazo e tem como objetivo entregar valor à cidade.

Nossa história

 

A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) nasceu em 2015, a partir de um contrato de gestão entre a Prefeitura da Cidade do Recife e o Núcleo de Gestão do Porto Digital, com o objetivo de ser interlocutora entre sociedade civil e poder público em temas relacionados ao futuro da cidade do Recife.

A ARIES está tendo como primeira missão a elaboração do plano estratégico de longo prazo da nossa cidade, o Recife 500 Anos, que tem como primeiro marco temporal a data em que Recife completará cinco séculos de história, em 2037. Além do Recife 500 Anos, buscamos atrair e influenciar o desenvolvimento de projetos que estejam alinhados com o desenvolvimento sustentável, equitativo e de longo prazo da cidade.

 

Quem faz a ARIES?

Um time multidiciplinar, desenrolado, cheio de talentos e competências que sonha mudar o mundo a partir do Recife.